Mas será que podemos culpar e julgar essa grande massa globalizada pela sua deficiência de valores? Acredito que não, pois as agências de propaganda trabalham com a sedução, que é uma forma de manipulação. Mas ela só se efetiva pela persuasão, ou seja, pelo fato de as pessoas acreditarem que comprando determinadas marcas estão também adquirindo outros valores positivos que desejam, como: satisfação, liberdade, superioridade, status social, reconhecimento e realização.
Recordando uma situação onde William Booner foi infeliz ao equiparar o telespectador do jornal nacional a Hommer Simpson, mas se avaliarmos essa comparação enxergaremos a mais pura e cruel realidade de nossa sociedade atualmente.
Hoje não existem mais (com salvas exceções) programas com matérias jornalísticas de qualidade e sim entretenimento. O que podemos agregar em nossas vidas assistindo por exemplo Big Brother Brasil? Mas como vivemos em mundo capitalista, onde o maior interesse é voltado exclusivadamente para o lucro e o acúmulo de capital. Pergunto, quantos milhões uma emissara de tevê arrecada com os famosos comerciais de venda de cerveja com belíssimas garotas no horário nobre?
Não é a toa que o intelectual Noam Chomski em uma entrevista concedida a ISTO É, descreve que o capitalismo existe apenas nos países de Terceiro Mundo, onde ele é imposto a força.
Hoje, mais do que nunca, é hora de questionar o que há por trás de cada ato de compra, de cada ida ao supermercado ou ao shopping. Não se trata de parar de comprar, pois o comércio e indústria são frutos do desenvolvimento enconômico da humanidade e, ninguém quer voltar a Idade da Pedra. Mas é preciso que a sociedade, principalmente na base familiar reveja e reflitam seus hábitos de consumo, valores e educação que estão oferecendo aos seus filhos.
Pane no sistema, alguém me desconfigurou,
aonde estão meus olhos de robô?
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Nenhum comentário:
Postar um comentário